O Oitavo corpo

Para os holísticos, somos formados por sete corpos, o Físico, o Duplo Etérico, o Astral, o Mental Inferior, o Mental Superior, o Búdico e por fim o Átmico, cada um representando uma fase de evolução do Ser.


Para os Cristãos temos o corpo Físico e a Alma. Para os Ateus, somente o Corpo Físico. Enfim, existe na cultura humana, um rol de definições sobre corpo e que não teríamos condições de explanar em um mero artigo. O presente artigo tem como finalidade abordar o tema relativo a um novo corpo criado pela nova era em que adentramos com a evolução da tecnologia em larga escala, a Nova era Digital.


A Nova Era Digital fruto da imensa capacidade do Ser Humano, a criatividade, capacidade intrínseca e geradora das mais variadas formas de pensamentos e devaneios, levando a Humanidade a realizar coisas jamais imagínáveis há 100 anos ou talvez 50 anos ou até talvez 20 anos, e que hoje realizamos com a maior naturalidade.


Quando de minha infância, assistia vários seriados de ficção científica, Perdidos no Espaço, Star Trek, etc., onde tínhamos os famosos intercomunicadores que eram utilizados pelo Capitão Kirk para chamar a Enterprise ou falar com o Spock e que hoje nada mais são do que um Smartphone, onde nos comunicamos não tão somente com a “Enterprise” e sim, com todo o planeta, com imagem e som, conectando o Ser Humano de forma quase que instantânea a praticamente todos os cantos do mundo. Com o nascimento da Nova Era Digital, também nasceu uma Nova Comunidade Digital, formada por todos aqueles que estão conectados a Rede através de seus Smartphones, Tablets, Notebooks, PCs, etc.


Dentro da Rede, o Ser Humano passou a comunicar-se através de várias formas fornecidas pelas empresas, o Whatsapp, o Facebook, o Messenger, o Telegram, o Instagram, Zoom, Jogos Virtuais e dentro destas formas, através de grupos específicos direcionados aos interesses de cada um, formando grandes grupos para defesa de direitos, divulgação de opiniões, esportes, religião, política, hobbies, entretenimento, eventos, preferências sexuais, etc.





Com isso, nasceu um novo Ser Humano Digital, um Avatar, com personalidade própria para existir dentro da Rede, com opiniões, preferências, gostos, aparências das mais variadas e que nem sempre condizem com o Ser Humano do mundo físico.

O novo Ser Humano Digital é determinado através do seu comportamento dentro da Rede pelos Algorítimos e programas com Inteligência Artificial que fazem a análise de tudo o que ele realiza dentro da Rede e traça um novo perfil do Ser Humano Digital. O Ser Humano Digital é a formação do novo corpo do Ser Humano, acrescentando aos Holísticos, o Oitavo corpo, aos Cristãos o Terceiro corpo e aos Ateus, o Segundo corpo. Esse corpo seria o nosso Corpo Digital, formado por todos os nossos dados pessoais, RG, CPF, endereço físico e mais, nosso e-mail, nosso Whatsapp, nosso Facebook, nosso Instagram, nosso Telegram, nossos jogos virtuais, nossas compras online, as páginas que visitamos na Web, nossas pesquisas no Google, nossas visitas em perfis do Facebook, do Instagram, o rol de nossos amigos, nossas conversas com os amigos, nossas fotos em nossas redes sociais, nossas publicações e posts, os grupos que participamos, os grupos que formamos, as opiniões que expressamos, enfim, o nosso Corpo Digital é formado pela coleta de todos os dados existentes sobre nós dentro da Rede.


Todos nós gostamos de manter o nosso Corpo Físico sempre saudável e quanto ao nosso novo Corpo Digital?


Nosso Corpo Fisico é feito por células e o DNA que orienta a sua formação. O nosso novo Corpo Digital é formado por dados e são os Algorítimos e Inteligências Artificiais que orientam a sua formação. Como dizem os grandes filósofos da Humanidade, o que faz a Humanidade evoluir não são as grandes respostas e sim as Grandes Perguntas. A Nova Era Digital veio a nos trazer uma nova e grande pergunta: Quais os cuidados que devemos tomar com relação ao nosso novo Corpo Digital? Como nosso Corpo Digital é formado pelos nossos dados (células) e orientado pelos Algorítimos e Inteligências Artificiais (DNA), como então controlar a sua formação? A única forma é controlarmos os dados (celulas) que irão formar o nosso Corpo Digital, pois sobre os Algorítimos e IA (DNA) não temos controle.


O mesmo controle que exercemos sobre o nosso Corpo Físico também temos que exercer sobre o nosso Corpo Digital, pois ele também está sujeito a quase todas às vicissitudes que agem sobre o nosso corpo físico.


O Corpo Digital esta sujeito aos vícios, aos erros, as atitudes desmedidas, ao estresse, as penalidades, enfim, está sujeito a quase todos os problemas que também surgem no corpo fisico.


Caso seja detectado que acessamos muito páginas de jogos, os algorítimos e as IA irão perceber e levarão o nosso Corpo Digital aos jogos e provavelmente ao vício. Caso tenhamos algum problema financeiro, os algorítimos e IA irão direcionar o nosso Corpo Digital para empresas de empréstimos e talvez nos colocar em situações constrangedoras.

Caso visitemos páginas com algum viés político, poderíamos ser direcionados para publicações com a mesma visão, ocasionando uma radicalização em nossas opiniões. Caso fizermos publicações e postagens de cunho ofensivo, prejudicial ou em demasia, poderemos ser penalizados com o bloqueio de nossas redes sociais.


A única forma para controlarmos a formação de nosso Corpo Digital é exercermos o controle sobre os dados (células) que inserimos na Rede, e da mesma forma que podemos alterar o nosso corpo físico, também podemos alterar o nosso Corpo Digital através da mudança de hábitos e atitudes. Enfim, o nosso Oitavo Corpo, o Corpo Digital é o nosso novo corpo da Nova Era Digital e como tal deveremos ter os mesmo cuidados e precauções que temos com o nosso corpo físico, deveremos ser vigilantes para que ele não sofra os danos relacionados aos crimes virtuais ou até a “Morte Digital”, com a penalização de bloqueio e exclusão de nossas redes sociais. Para uma reflexão:


Será que a Nova Era Digital nos levará a anular o nosso corpo físico em prol de nosso novo Corpo Digital e passaremos a viver no mundo vitual ou o Ser Humano irá resistir e manter o convívio humano como a melhor forma de nos realizarmos, através do abraço apertado que nos cura, do calor humano que aquece a alma, do beijo no rosto que demonstra carinho, do contato com a pele que nos faz amar, dos olhares reais que conectam nossas almas?


Por

Dr. Marcos Lopes Rocha

OABSP 100781

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Domma no Facebook
  • Domma no Twitter
  • Domma no Instagram.
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Domma Comunicação Integrada © 2019

Rua Helder Reis Jr., 89 - Sousas.- Campinas

Tel: (19) 3233-0317

|